O que é SEO ? Quer entender ? Está no lugar certo !

Quer saber o que é SEO ? Está no lugar certo !

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O que é SEO ?

O significado da sigla SEO é Search Engine Optimization. Ou seja, traduzindo, Otimização dos Motores de Busca. SEO, então, é a otimização de uma página da web (ou até do site todo) para ser melhor entendido pelas ferramentas de busca. O resultado do emprego das técnicas de SEO é um melhor posicionamento da página web em um resultado de uma busca feita por um usuário de um dos motores de busca.

Podemos entender então que, basicamente, uma página ou site aonde foram empregadas as técnicas de SEO aparece nas primeiras páginas do buscador, por exemplo o Google, ao se buscar pelo assunto que essa página trata. E uma página ou site aonde não se empregaram as técnicas de SEO, não aparece entre as primeiras páginas ao se buscar pelo assunto que essa página trata. Isso porque os resultados não aparecem em ordem alfabética, como nos índices de livros, manuais técnicos ou enciclopédias, mas sim em uma ordem de relevância definida pelo prório motor de busca através de seus próprios critérios.

Qual a vantagem de aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa, empregando técnicas SEO ?

Aumentar os acessos orgânicos (naturais, não pagos) ao seu site.

Podemos então, de outra forma, agora mais explicada, dizer que SEO é uma maneira de aumentar as visitas a uma página ou um site, mediante melhoras estratégicas e técnicas empregadas, que fazem que essa página ou site tenha um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de pesquisas realizadas nos mecanismos de busca.

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Por que existem os motores de busca ?

A Internet dá acesso a bilhões de sites e o número aumenta mais a cada dia. Na pesquisa de janeiro de 2018, recebemos respostas de 1.805.260.010 sites em 213.053.157 nomes de domínio únicos e 7.222.005 computadores voltados para a web. Afirma a NetCraft – Relevante empresa de serviços de internet com sede em Bath, Inglaterra.

Caso você possua um site já percebeu que diariamente, são criados novos “adversários”, autônomos, organizações pequenos e grandes grupos, que tratam ou vendem os mesmos serviços, produtos ou matérias escritas que você e algumas vezes escrevem, fazem propaganda ou promoções de uma maneira melhor e com mais resultados. Dessa forma, com o número de concorrentes cada vez maior, cada entidade, pessoa ou organização deseja se sobressair cada vez mais, chegando um maior público.

Para catalogar todos os websites presentes na Internet e suas “vantagens” ou como chamaremos em SEO: “Relevância”, surgiram os Motores de Busca, com seus algorítimos que calculam a importãncia dos sites e os apresentam nessa ordem aos usuários que pesquisam por eles.

Quem precisa de SEO ?

Um site é criado para ser visto… Se for um site de comércio, o objetivo é criar vendas. Um Blog é criado para ter seus artigos lidos pelos visitantes. Sites de Downloads querem visitas que baixem o que oferecem… Os objetivos são variados… Alguns sites existem com objetivo de cadastrar grupos de pessoas com determinadas características, outros existem apenas para ter cliques nos seus anúcios, mas TODOS tem algo em comum: Precisam VISITANTES ! Assim sendo, podemos dizer que praticamente todos os sites da Web precisam de SEO.

Ao aplicar técnicas de SEO em um site, a consequente melhora no posicionamento do site perante os Motores de Busca são diretamente proporcionais ao aumento número de visitas.

Quem faz SEO ?

O SEO pode ser feito pelo próprio dono do site, tendo ele conhecimento suficiente, ou empresas especializadas em SEO que projetam e executam toda estratégia de SEO para seus clientes.

Como começa uma estratégia de SEO ?

Uma estratégia de SEO começa pela definição da “Palavra Chave”. As Palavras Chaves tem que ser o mais específicas possível com relação ao objetivo do seu site. Por exemplo, se você vende apenas Perfumes Importados Femininos, nada adianta definir “Perfume” como a Palavra Chave do seu site. Você pode até conseguir rankear mais ou menos o seu site, mas mesmo assim perderá muitas vendas pois grande parte dos visitantes ou não querem perfumes importados ou querem perfumes masculinos. Então, se você vende exclusivamente Perfumes Importados Femininos, a sua estratégia SEO começa com a definição de boas Palavras Chaves como: “Perfumes Importados Femininos” e “Perfumes Femininos Importados”. Os clientes encontraram no seu site exatamente o que estão procurando, e é isso que Motores de Busca querem fazer: Entregar aos que pesquisam, exatamente o que eles querem.

As Palavras Chaves devem ser trabalhas dentro do que é considerado o maior fator de rankeamento e sucesso de uma página ou um site: O Conteúdo.

Ter um Conteúdo relevante em relação a pesquisa, que satisfaz as necessidades do usuário que fez a pesquisa no Motor de Busca é sem dúvida o mais importante. O usuário não precisa mais pesquisar e tanto o Motor de Busca quanto o usuário ficam satisfeitos. Isso gera crédito ao seu site e pode também gerar indicações para ele, indicações essas chamadas backlinks, que, como veremos em outro artigo, também faz parte da estratégia SEO.

SEO Onpage e SEO OffPage

Até agora neste artigo o que é SEO, vimos dois fatores de rankeamento que você ou a empresa contratada devem fazer no próprio site que é o trabalho de palavras chaves e o conteúdo do site. Esses fatores de rankeamento são chamados SEO Onpage. As indicações recebidas de outros sites para o seu, ou Backlinks, são chamados SEO Offpage, pois não são feitos diretamente na sua página.

Conheça mais sobre SEO Onpage e SEO Offpage nesses links.

Se você chegou até aqui querendo apenas saber o que é SEO, e leu nosso conteúdo, com certeza agora já sabe. Agora, se você precisa saber mais, pode seguir nossos links acima de SEO OnPage e SEO OffPage ou matricular-se em nosso Curso de SEO.

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